Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

zona de desconforto

zona de desconforto

Coisas que me encanitam

Se calhar isto é daquelas coisas que só vou entender quando for mãe mas... tenho cá as minhas dúvidas. 

 

Porque é que há pessoas que publicam fotografias das suas crianças nas redes sociais e depois lhes tapam a cara com bonecada? Epá, porquêeeeeeeeeeeeeeeeeeeee?
Não vejo mal algum em publicar fotografias de crianças no Facebook ou no Instagram. Acho que é tão perigoso como ir ali ao jardim ou à praia com a criança e haver um tarado qualquer do outro lado da rua a tirar-lhe fotos. As crianças não são nossas, são do mundo e acho esses pruridos em relação às redes sociais um exagero. Ninguém vos vai roubar a criança por publicarem uma imagem do bebé a brincar com carrinhos no chão da sala. Não sejam paranóicos. Claro que há pormenores que temos de ter em conta como, por exemplo, desactivar o serviço de localização dos nossos aparelhos para que o local exacto onde foi tirada a fotografia não ir colado à imagem. Mas isso é uma coisa que se aplica tanto a crianças como a adultos. Eu, que sou adulta e não tenho crianças, tenho essas definições desactivadas no telemóvel e na máquina fotográfica, não por ter medo que venha alguém atrás de mim para me fazer mal, mas porque ninguém tem nada a ver com os sítios onde eu ando. Se quiser revelar onde estou eu própria o faço, manual e conscientemente. De qualquer forma a questão aqui não é essa. A questão é: se não querem que as crianças apareçam nas redes sociais - e estão no vosso direito - então porque é que publicam fotografias delas de frente para a câmara com um stiker ridículo escarrapachado na cabeça do bebé? É, no mínimo, incoerente! Ou bem que querem mostrar o rebento ou bem que não querem. Se só querem mostrar os pezinhos, as mãozinhas ou as orelhas publiquem uma fotografia só dessas partes do corpo. Se só se querem mostrar a vocês com uma criança ao colo porque acham que isso é fixe e mostra um lado cutxi-cutxi que os vossos "amigos" não conhecem... bem isso é muito narcisista e doentio. Arranjem uma vida. 

Publicarem fotografias em que a cara da criança está tapada é só parvo e faz-me sempre lembrar aquelas pessoas que estão ao abrigo dos programas de protecção de testemunhas. É feio. É creepy. Não faz sentido. Parem com isso.